terça-feira, 5 de agosto de 2014

Prepare-se para os desafios

O homem prudente vê o perigo e evita-o; os insensatos seguem em frente e sofrem os danos.  Pv 27:12 (Bíblia para todos)

O caminho para o destino que Deus tem preparado para si terá diferentes desafios, então tem de estar à espera deles. De facto, tem de se preparar para os enfrentar. Salomão escreveu: “O homem de bom senso percebe os perigos que tem pela frente e se defende [...]” Não prefere olhar em frente e preparar-se, em vez de olhar para trás com arrependimento? Porque é que a Bíblia regista os falhanços de grandes homens como Abraão, Moisés, Elias e Pedro? Para lhe dar esperança; para que saiba que ninguém age sem falhas; para o ajudar a acreditar que se eles foram capazes, com a graça de Deus você também é. A estrada para o sucesso tem muitos buracos. Cairá em alguns e neles poderá haver alguma sujidade. Não só terá de trepar para sair, como terá de se limpar, voltar a concentrar-se, voltar a comprometer- -se e continuar a andar.

Uma vez que o falhanço é inevitável, por que não fazer dele seu amigo ao examinar cada experiência, crescendo e ficando mais forte através dela? Quando aprender a fazer isso, não continuará a repetir os mesmos erros, e ficará emocional e espiritualmente mais estável. 

Os prazos mudam, os recursos acabam, as suposições mostram ser falsas, os planos e as pessoas falham. O comediante Bill Cosby gracejava: “Nada fica bem num pombal, a não ser um pombo”. Enquanto percorre o seu caminho em direção ao sonho que Deus lhe deu, lembre-se do que se costuma dizer: “Do ser ao fazer vai uma grande distância”. Não há problema, compre um novo par de sapatos, mas não desista. Aqui fica a promessa de Deus para si: “Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados” (Salmos 37:34).
UCB - Palavra para Hoje

O pouco tempo que já vivi deu para aprender que inevitavelmente problemas surgem à nossa volta. Alguns provocados por nós, outros que aparecem sem esperarmos. 
Esta é realmente uma dificuldade, uma vez que ficamos sem saber o que fazer.

No entanto, tenho aprendido a substituir o nome de problema por desafio. E isso tem-me ajudado a ter uma atitude proativa perante as diferentes situações. Para além que motiva-me mais enfrentar um desafio que um problema.
 
Deus utiliza os desafios para nos dar a conhecer a nossa identidade de vencedores, e para nos mostrar que com Ele tudo é possível. Fez isso com Davi, Moises, Pedro, João, entre outros. E fará também consigo. 

Aprenda a substituir os problemas por desafios e vai ver que as vitórias o seguiram.

Rodrigues Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário